652

Poetas Portugueses Contemporâneos - Aprendizagem e Avaliação turma 1

Apresentação

Nas Aprendizagens Essenciais relativas ao 12.º Ano da disciplina de Português, é referido o seguinte: «No domínio da educação literária, pretende-se capacitar os alunos para a leitura, a compreensão e a fruição de textos literários portugueses e estrangeiros, de diferentes géneros. Neste âmbito, é ainda fundamental que os alunos tenham atingido a capacidade de apreciar criticamente a dimensão estética dos textos literários e o modo como manifestam experiências e valores.» «Poetas Portugueses Contemporâneos» é uma rubrica do Domínio da Educação Literária. A este respeito, são referidos os seguintes objetivos: – Contextualizar textos literários portugueses do século XX em função de grandes marcos históricos e culturais; – Mobilizar para a interpretação textual os conhecimentos adquiridos sobre os elementos constitutivos do texto poético; – Analisar o valor de recursos expressivos para a construção do sentido do texto; – Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos textos; – Comparar textos em função dos temas, ideias, valores e marcos históricos e culturais. Um dos objetivos do trabalho desenvolvido pelos Centros de Formação é o de ir ao encontro das necessidades de formação dos docentes, que têm manifestado interesse no aprofundamento dos seus conhecimentos nesta área.

Destinatários

Professores do Grupo 300

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 300. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 300.

Objetivos

1. Conhecer a obra dos poetas portugueses contemporâneos indicados nas Aprendizagens Essenciais do 12.º Ano de Português. 2. Desenvolver competências profissionais dos professores no processo de análise do texto poético desses autores bem como no correspondente processo de conceção de materiais e instrumentos de avaliação da aprendizagem dos alunos.

Conteúdos

1. Apresentação e contextualização da obra dos seguintes poetas: Miguel Torga, Jorge de Sena, Eugénio de Andrade, Alexandre O’Neill, António Ramos Rosa, Herberto Helder, Ruy Belo, Manuel Alegre, Luiza Neto Jorge, Vasco Graça Moura, Nuno Júdice e Ana Luísa Amaral. (6 horas) 2. Análise de poemas e apreciação dos itens de análise e avaliação: temas; ideias; valores culturais, éticos e estéticos; recursos expressivos.(8 horas) 3. Comparação de poemas e apreciação de atividades propostas: temas; ideias; valores.(4 horas) 4. Elaboração de itens de análise de poemas dos referidos autores e da aprendizagem dos alunos. (5 horas) 5. Apresentação e apreciação do trabalho desenvolvido pelos formandos. (2 horas)

Metodologias

1. Exposição dos assuntos feita pela formadora, apoiada em apresentações em suporte informático, fichas informativas e textos. 2. Estudo autónomo. 3. Realização de tarefas, em grupo e individualmente, a partir de textos, listas de verificação e questionários. 4. Produção de itens de análise de poemas e de avaliação da aprendizagem. 5. Reflexão sobre o processo e o trabalho desenvolvido.

Avaliação

Critérios de avaliação: Participação na ação; trabalhos realizados na ação e reflexão crítica individual.

Bibliografia

ARON, Paul e Alain VIALA. 2005. L’ Enseignement littéraire. Paris: Presses Universitaires de France.CRUZ, Gastão. 1999. A Poesia Portuguesa Hoje. Lisboa: Relógio D'Água.GUIMARÃES, Fernando. 1989. A poesia contemporânea portuguesa e o fim da modernidade. Lisboa: Caminho, pp. 45-56, 85-97, 115-124, 149 159.MARINHO, Maria de Fátima. 1989. A poesia portuguesa nos meados do século XX – Rupturas e Continidades. Lisboa: Caminho, pp. 147-165, 185-193, 239 246.MARTINHO, Fernando J. B. e Anick BILREIRO. 2004. Literatura Portuguesa do século XX. Lisboa: Instituto Camões.

Observações

Critérios de seleção: 1.º Data da próxima subida de escalão do(a) docente; 2.º Docente de Unidade Orgânica associada do CFAE Beira Mar; 3.º Ordem de inscrição; 4.º Docente de Unidade Orgânica não associada do CFAE Beira Mar.

Formador

Maria Regina de Matos Rocha

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-01-2026 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 10-01-2026 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
3 17-01-2026 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 17-01-2026 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
5 24-01-2026 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 24-01-2026 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
7 31-01-2026 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
Início: 10-01-2026
Fim: 31-01-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-129585/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Sec Dr Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz

INSCREVER-ME