Encontro Nacional de Professores de Filosofia 2025: Espaço público em crise. Filosofia e pensamento crítico turma 1
Apresentação
Num tempo marcado pela crise do espaço público, afetado por desafios como a desinformação, a polarização política e a erosão da participação cidadã, a Filosofia, enquanto disciplina que pode promover o pensamento crítico (PC), é fundamental para propor caminhos reflexivos e argumentativos que fortaleçam a democracia e a cidadania ativa. Dirigida a professores da disciplina de Filosofia do ensino secundário, em formato híbrido, e tendo como ponto de partida duas reflexões teóricas que estabelecem a relação entre educação, espaço público e pensamento crítico, assim como as competências filosóficas de concetualização, problematização e argumentação, esta formação procura realçar o papel do ensino da filosofia na formação de cidadãos abertos ao diálogo, à discussão argumentativa e ao pensamento fundamentado sobre o problema da erosão do espaço público, mediante a concretização de três oficinas, uma online e duas presencias: - Concetualizar com a metodologia da Filosofia com Crianças e Jovens (online); - Avaliar e discutir argumentos (presencial); - Polarização e populismo: investigação e ensino da filosofia (presencial).
Destinatários
Esta AFCD destina-se apenas aos Professores do GD 410
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
● Discutir filosoficamente o conceito atual de espaço público e as razões da sua erosão. ● Refletir sobre o papel da disciplina de Filosofia na formação de cidadãos que, enquanto pensadores críticos, possam enfrentar os problemas que estão a provocar e erosão do espaço público. ● Explorar metodologias de ensino e aprendizagem que permitam o cruzamento dos saberes epistémicos e as competências da disciplina de Filosofia (concetualizar, problematizar e argumentar) estabelecidas nas Aprendizagens Essenciais, com o desenvolvimento de capacidades e disposições de pensamento crítico.
Conteúdos
1. Componente teórica: - Democracia, espaço público, educação e Filosofia: conferência por Catarina Neves e debate moderado; - Espaço público, pensamento crítico e educação: conferência por Victoria Camps e debate moderado. 2. Componente teórico-prática: - Introdução teórica destinada ao cruzamento entre os temas (democracia e espaço público), as competências da filosofia e as capacidades e disposições de PC; - Consolidação pelos formandos, através da exploração de recursos indicados pelos formadores; - Experimentação de situações de ensino e aprendizagem, estruturadas em torno das competências da filosofia para o desenvolvimento de capacidades e disposições de PC, tendo como foco os temas propostos.
Anexo(s)
Formador
Isabel Maria Rodrigues Bernardo
Mário Sérgio Azenha Lagoa
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 18-10-2025 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 18-10-2025 (Sábado) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Online síncrona |