639

Experience AI – Train the trainer (introdução) turma 1

Apresentação

O Experience AI é um programa educativo internacional desenvolvido pela Raspberry Pi Foundation em colaboração com a Google DeepMind. Pretende tornar o conhecimento sobre inteligência artificial (IA) e aprendizagem automática (machine learning) acessível a todos, promovendo uma compreensão crítica e ética destas tecnologias. Em Portugal, o programa é implementado pela Associação Topsail/ TUMO Portugal, o único parceiro oficial selecionado pelas entidades fundadoras. Após o sucesso da primeira edição, que envolveu cerca de 2300 estudantes, esta nova fase é dedicada à formação de professores, capacitando-os para levar o Experience AI às suas salas de aula. Totalmente financiado e de participação gratuita, o programa oferece aos docentes recursos pedagógicos de ponta, incluindo planos de aula, vídeos, atividades práticas e instrumentos de avaliação. Ao concluir a formação, os professores ficam preparados para dinamizar de forma autónoma o programa base de 8 horas junto dos seus alunos, promovendo o pensamento crítico, a criatividade e a exploração ética das tecnologias de IA. O Experience AI combina a educação tecnológica com o impacto social, abordando temas como o funcionamento dos modelos de machine learning, a relação entre dados e resultados, bem como as implicações éticas e profissionais do uso da IA. O programa visa, assim, preparar a próxima geração de inovadores em inteligência artificial, começando pelos educadores que os inspiram diariamente.

Destinatários

Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

O Experience AI tem como principal objetivo capacitar professores do ensino básico e secundário para compreender, explorar e ensinar conceitos fundamentais de inteligência artificial e machine learning em contexto escolar. Através de uma abordagem prática e acessível, o programa pretende transformar os docentes em facilitadores de aprendizagem ativa, capazes de orientar os alunos na descoberta do potencial e dos limites da IA. Entre os seus objetivos específicos, destacam-se: 1. Promover a literacia digital e tecnológica, ajudando os professores a compreender como a IA já influencia o mundo que nos rodeia e o futuro do trabalho; 2. Fomentar o pensamento crítico e ético relativamente ao uso de algoritmos, dados e decisões automatizadas; 3. Estimular o envolvimento prático dos alunos através de projetos, atividades experimentais e debates sobre aplicações reais da IA; 4. Criar uma comunidade de docentes inovadores, preparada para integrar a inteligência artificial como ferramenta pedagógica e tema transversal no currículo escolar; 5. Garantir equidade de acesso à formação, oferecendo o programa de forma gratuita e com materiais prontos a aplicar em sala de aula. Com esta iniciativa, o TUMO Portugal e os seus parceiros internacionais visam não apenas introduzir a IA nas escolas, mas também fortalecer o papel dos professores como agentes de mudança, capazes de inspirar uma nova geração de jovens curiosos, criativos e conscientes sobre o impacto da tecnologia na sociedade.

Conteúdos

O Experience AI oferece um conjunto estruturado de conteúdos que introduzem os princípios fundamentais da inteligência artificial, aprendizagem automática e ética tecnológica, através de exemplos concretos e atividades interativas. Os materiais foram concebidos pela Raspberry Pi Foundation e pela Google DeepMind para jovens dos 12 aos 18 anos, sendo agora adaptados e transmitidos aos docentes no contexto da formação. O programa base é composto por 3 temas principais, que exploram a IA de forma progressiva e aplicada ao longo das sessões. Cada tema ocupa cerca de 1h de exposição pelo formador e 1h de trabalho prático e discussão dos conteúdos. 1. O que é Inteligência Artificial? Introdução aos conceitos centrais da IA, às suas aplicações no quotidiano e aos desafios e oportunidades que apresenta para a sociedade. 2. Como os computadores aprendem com os dados Exploração do papel dos dados na aprendizagem automática e reflexão sobre a importância da qualidade, diversidade e ética dos dados utilizados. 3. Modelos de Machine Learning Compreensão dos mecanismos que permitem aos computadores aprender com a experiência e resolver problemas do mundo real. Os conteúdos são acompanhados por planos de aula detalhados, vídeos explicativos, exercícios práticos e instrumentos de avaliação, permitindo aos professores aplicar diretamente o programa nas suas turmas. Além dos materiais técnicos, a formação também incentiva estratégias pedagógicas participativas, centradas na experimentação, colaboração e debate crítico.

Anexo(s)

AFCD 409

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-10-2025 (Sexta-feira) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
Início: 24-10-2025
Fim: 24-10-2025
Acreditação: CFAEBM-182526
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: None