634

Diversidade Linguística e o Papel dos Mediadores Linguísticos turma 1

Apresentação

Numa época de imensa diversidade linguística na Escola portuguesa, os docentes confrontam-se com dificuldades diversas na sua ação pedagógico-didática. Esta questão não interfere apenas com a disciplina de Língua Portuguesa, mas também com as restantes disciplinas dos diversos planos curriculares do sistema educativo. O espaço da sala de aula torna-se insuficiente para fazer face às múltiplas dificuldades que falantes não nativos da norma europeia da língua portuguesa convocam. Assim, o papel do mediador linguístico pode ser fundamental num contexto de diversidade linguística, uma vez que os mediadores podem auxiliar estes falantes a ultrapassar barreiras linguísticas e culturais.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

1. Conceber a diversidade linguística como “possível” riqueza linguística e cultural. 2. Considerar as fronteiras entre a diversidade linguística e a diversidade cultural. 3. Definir a importância do papel dos mediadores linguísticos na integração dos estudantes não nativos da língua portuguesa (norma europeia). 4. Refletir sobre as sinergias possíveis entre os mediadores linguísticos e os docentes.

Conteúdos

1. Da diversidade linguística na Escola portuguesa a turmas linguisticamente heterogéneas. 2. Diferentes normas da língua portuguesa: quando confluem num mesmo espaço – eis a questão. 3. Da ação dos mediadores linguísticos à ação pedagógico-didática dos docentes. 4. Todos somos mediadores linguísticos?

Observações

Inscrições em https://events.teams.microsoft.com/event/60bbe6e5-9c1b-4c1e-8d48-2a213d123684@58e31257-f77f-4d58-9705-d0b6ea0f9ee4

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-11-2025 (Segunda-feira) 19:00 - 20:30 1:30 Online síncrona
2 18-11-2025 (Terça-feira) 19:00 - 20:30 1:30 Online síncrona
Início: 17-11-2025
Fim: 18-11-2025
Acreditação: CFAEBM-162526
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: online